Leve a EMME para sua escola!
O que você tem interesse em levar para sua escola?

Copyright © 2019 Portal EMME

  • Facebook
  • Instagram

EMME - MARKETING EDUCACIONAL

Para uma competente gestão do marketing ou até mesmo de uma campanha de matrículas, é preciso conhecer os dados do atual cenário da escola, do mercado em que atua, do público que atende e como ela está posicionada em relação aos concorrentes. Para que seja elaborado um plano assertivo, é preciso fazer um diagnóstico preciso para que sejam definidas as metas da escola no curto, médio e longo prazo, ou seja, para que seja feito um planejamento estratégico. Tudo começa, por isso, pelo 1º M do projeto MktM: MÉTRICAS E INTELIGÊNCIA.

CONHECER O PÚBLICO, SABER SUA OPINIÃO É BÁSICO PARA COMPETIR DE FORMA INTELIGENTE

Para fazer uma escola cada vez melhor, é muito importante fazer pesquisas com os diversos públicos da escola: colaboradores, professores, alunos (do 8º ano do EF até a 3ª série do EM), as famílias dos atuais alunos, os alunos perdidos e as famílias que visitaram a escola e não efetivaram a matrícula. As pesquisas com o público interno são feitas em dois momentos ao longo da temporada: a primeira tem o foco de atualizar dados, levantar perfil e interesses; e a segunda é para medir a satisfação sobre os serviços que a escola oferece.

O QUE É A ANÁLISE DE CENÁRIO?

Primeiramente, reunimos e organizamos os dados históricos da escola, como o número de alunos em cada série/ano, de cada segmento, do total, a evolução da taxa de rematrículas, da taxa de ocupação das turmas existentes, da evolução da força de conquista de novos alunos nas últimas campanhas, dos alunos perdidos, dentre outros dados. Em seguida, esses dados são inseridos em um banco de dados da escola e, em seguida, a equipe EMME faz uma análise dos dados e envia o relatório para os mantenedores. A organização desses dados e a análise do cenário atual da escola representam a “primeira peça do dominó”: é um passo obrigatório para a gestão do marketing e até mesmo da escola. Impossível começar sem ele!

CAPACITANDO OS PROFISSIONAIS PARA SEREM CLIENTES OCULTOS

O mapeamento dos três principais concorrentes será feito a partir de dados disponíveis na internet e da visita aos três principais concorrentes. Ela será feita por um profissional contratado pela escola e treinado pela EMME, que, para isso, fornecerá o Manual do Cliente Oculto EMME e um vídeo de treinamento.

Depois da fase de treinamento, é apresentado um programa ao vivo pelo MPlay no Portal MktM, a que todos os profissionais contratados terão acesso para treinamento final e para a resolução de dúvidas.

CONHECER O CENÁRIO, O PÚBLICO E, AGORA, O MERCADO!

Falamos de componentes importantes que fazem parte da fase do diagnóstico do projeto MktM. Vamos encarar, agora, o grande desafio de conhecer o mercado e a concorrência; superar esse desafio significará fechar com chave de ouro essa importante fase do projeto. Quais os diferenciais da sua escola? Quais os pontos fortes? Quais os seus principais concorrentes? Os pontos fracos deles? Essas são perguntas estratégicas para a organização de uma competente campanha de matrículas. A partir de todos os dados da análise de cenário, das pesquisas com público interno e do mapeamento do mercado, a escola terá os dados para a definição de suas metas, ou seja, saberá onde está e para onde vai e pode, com isso, definir como vai.

CHEGOU A HORA, COMO DEFINIR AS METAS?

Com todos os dados da fase de diagnósticos em mãos, a escola pode passar à fase de tomada de decisões e pode definir as metas para o próximo ano letivo. Para isso, o MktM disponibiliza um sistema para input de todos os dados necessários para que as metas possam ser definidas. Uma nova Assessoria EMME será, então, disponibilizada no MPlay do Portal MktM, para que a equipe da escola possa ser assertiva com relação à definição de suas metas - que não são apenas os números de alunos, são também as melhorias com relação a seus próprios pontos fracos e com relação à melhor forma de divulgação dos seus pontos fortes. Com isso, poderá fortalecer o seu posicionamento no mercado em que atua.

CRIANDO PARÂMETROS COMPARATIVOS PARA CORRETAS DECISÕES DA ESCOLA

Após um estudo detalhado do cenário atual de sua escola, dos concorrentes e do mercado em que atua é necessário avaliar e criar estratégias relacionadas à saúde financeira de sua escola. Pensando nisso, preparamos dois programas (webinários), que tratarão de temas relevantes para o marketing educacional. Serão realizados ao vivo, e haverá a possibilidade de os profissionais de sua escola enviarem dúvidas! Nenhum marketing educacional é eficiente, se a escola não tiver preços competitivos no mercado em que atua e capacidade de investimentos. Para isso, duas análises mínimas são necessárias: a avaliação de custos e despesas e a política de preços e descontos.

Conheça as 5 áreas de atuação do projeto.

métricas.png
marketing.png
movimento.png
midia.png
motivacao.png