Leve a EMME para sua escola!
O que você tem interesse em levar para sua escola?

Copyright © 2019 Portal EMME

  • Facebook
  • Instagram

EMME - MARKETING EDUCACIONAL

  • José Francisco - Chico

6 Livros que todo líder escolar deveria ler

Os livros indicados a seguir não tratam especificamente da gestão escolar, mas não temos dúvida que serão de grande aprendizado para todos os líderes escolares, sejam mantenedores, diretores, coordenadores e professores!


Blink: A decisão num piscar de olhos, de Malcolm Gladwell


Esse livro trata das decisões rápidas, que ocorrem num piscar de olhos. Apresenta diversos estudos que foram realizados para mostrar como funciona o nosso processo de decisão.


Compreender esse processo é fundamental para entendermos como as pessoas estão recebendo nossas mensagens e como podemos facilitar o processo de decisão na aquisição de um produto ou de um serviço.


Esse livro também nos mostra como nosso inconsciente influencia nossas decisões e como, com pequenas mudanças, podemos minimizar a influência de fatores externos na nossa capacidade de julgamento.


Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

Você sabia que temos duas formas de pensar? Sim, segundo D. Kahneman, temos uma forma rápida, em que se encaixam nossas reações imediatas, emocionais e intuitivas e uma forma lenta, em que se encaixa nosso pensamento mais estruturado, lógico e ponderado.


Kahneman revela onde e quando podemos (ou não!) confiar em nossas intuições e como podemos aproveitar os benefícios do pensamento lento. Além disso, oferece insights práticos sobre como nossas escolhas são feitas tanto nos negócios quanto em nossa vidas privadas.


O livro surpreende em muitos momentos, principalmente em situações em que o autor mostra que tomamos decisões menos favoráveis por sermos iludidos pelo nosso sistema cognitivo.


A Quinta Disciplina, de Peter Senge


Como será a gestão e administração dos negócios no futuro? Apesar de esse livro ter sido escrito há mais de 20 anos, continua apresentando as melhores respostas a essa questão.


O autor defende a ideia de que o sucesso nos negócios não pode ser garantido apenas com recursos específicos, como capital, recursos naturais ou competências tecnológicas.


Segundo ele, a capacidade de a empresa aprender, no sentido de ela ter capacidade de transformação, será o que assegurará o seu sucesso a longo prazo.


A ideia central do autor: a capacidade de aprender mais rápido que os concorrentes é a única vantagem competitiva sustentável.


Como dizer? A arte de dar e receber feedback, de Eliana Pita

Alguns gestores utilizam o seguinte processo com seus colaboradores: se eu não falar nada é que está indo tubo bem, mas quando enxergar algum problema, tenha certeza de que vou falar. O objetivo desse livro é desmistificar esse mito do feedback como tendo que ser, necessariamente, algo negativo.


Pita aponta os caminhos que os líderes devem seguir para aplicar bons feedbacks à equipe, apresenta dicas de como transformar a cultura do feedback em um apoio para aumentar a produtividade e potencializar as competências.


Mostra, ainda, que, quando o feedback passa a ser visto como ferramenta de desenvolvimento dentro da organização, os colaboradores sentem-se motivados e estimulados a exercerem a sua função com o intuito de melhorar cada vez mais.




O Poder do hábito, de Charles Duhigg

O repórter investigativo do New York Times, Charles Duhigg, baseia-se em extensas pesquisas ao defender que entender como os hábitos funcionam é a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, tornar-se uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias, enfim, ter sucesso naquilo que deseja.


Além de mostrar como os hábitos funcionam, o autor explica como eles podem ser transformados. Ao longo do livro, você vai perceber que corrigir atitudes no momento certo pode contribuir para o alcance do resultado desejado.


Esse é um livro cheio de histórias de como os hábitos corretos foram importantes para levar ao sucesso. Mostra, por exemplo, a história de Howard Schultz (diretor executivo da Starbucks), de Martim Luther King (um dos maiores nomes da luta por direitos civis) e até do nadador Micheal Phelps.


Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey


Um dos maiores fenômenos editoriais no mundo dos negócios e considerado o livro dessa área mais influente do século XX pela revista Forbes, esse livro descreve 7 hábitos essenciais para as pessoas alcançarem o que desejam na vida pessoal e profissional. São eles:

1- seja Proativo;

2- comece com o objetivo em mente;

3- primeiro o mais importante;

4- ganha/ganha ou nada feito;

5- primeiro compreender, para depois ser compreendido;

6- crie sinergia;

7- renovação constante.

Uma curiosidade: existe um material didático socioemocional denominado “O Líder em Mim”, destinado a crianças e jovens que cursam a educação básica e que foi baseado nesse livro. O material foi desenvolvido pela Franklin Covey Education, uma divisão da FranklinCovey, sendo comercializado no Brasil pela Somos Educação.