• José Francisco - Chico

Escola particular: o que os pais mais levam em conta na escolha?

A escolha de uma escola para os filhos é uma decisão complicada, afinal, nosso filho, o “orgulho da família”, terá seu futuro construído nesse local.


A escolha de uma escola para os filhos é uma decisão complicada, afinal, nosso filho, o “orgulho da família”, terá seu futuro construído nesse local.


“Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão.”. Essa é uma frase repetida muitas vezes no mundo dos negócios. E, principalmente, em uma escola, isso não é diferente! Muito pelo contrário: uma simples sensação de insegurança ou de dúvida pode fazer os pais riscarem de sua lista a escola que estão visitando. Portanto, todo cuidado e preparação para esse momento tem grande relevância.


Afinal, quais são os principais critérios utilizados pelos pais na escolha da escola para o “orgulho da família”?


Com o intuito de oferecer uma resposta mais assertiva para esse questionamento, separamos alguns dos principais fatores que motivam os pais na hora da decisão. Vamos, então, refletir sobre temas um pouco mais profundos do que horários, atividades extras, apresentação de valores, plantões de dúvidas, segurança etc. Temas esses que discutiremos em outra oportunidade.


Escola particular: descubra quais são os fatores que atraem olhares dos pais na escolha da escola!

Certamente, você tem algumas preferências que determinam suas escolhas, não é mesmo?

Segundo Daniel Kahneman, em seu livro Rápido e devagar: duas formas de pensar, temos uma forma de pensar que é rápida (que disparam nossas reações imediatas, emocionais e intuitivas) e uma forma lenta (que organiza nosso pensamento mais estruturado, lógico e ponderado).




Às vezes, por valores culturais, sociais, religiosos ou por experiências vividas, fazemos escolhas automáticas, utilizando a forma rápida de pensar. Por isso, no momento em que os pais estão visitando a escola, precisamos direcionar o atendimento para evitar essas decisões automáticas. É preciso ter muita calma nas explicações, com tempo disponível e clareza na apresentação dos diversos aspectos que compõem a prestação de serviços educacionais oferecida, motivando os pais a utilizarem o raciocínio e a interpretação lógica e ponderada.


Aspectos determinantes na escolha da escola

Três aspectos devem ficar muito claros na apresentação: como e quais as técnicas utilizadas pela escola para ministrar os conteúdos, como as habilidades e competências para a idade em questão são desenvolvidas na vivência que o aluno terá na escola e o trabalho da escola no que se refere à formação humana (como ética, honestidade, companheirismo etc.) É de extrema relevância, no processo de escolha da escola, que esses aspectos estejam alinhados com aquilo que os pais pensam e desejam para a formação de seus filhos.


Para tornar a explanação bem eficiente, é imprescindível que a escola possua respostas esclarecedoras, para não ser pega de surpresa. Nesse sentido, elencamos algumas perguntas:


● Quais os princípios que direcionam a instituição?

● Quais os valores específicos e diferenciados que conduzem o corpo docente e a equipe de colaboradores?

● Quais os valores singulares que serão desenvolvidos no aluno, durante sua formação?

● Quais as formas de avaliação e como são utilizadas na melhoria do desempenho dos alunos?

● O que a escola faz para que os alunos criem o hábito de estudo?

Outro ponto relevante é deixar claro qual o propósito da instituição e como os professores e funcionários trabalham no dia a dia com relação a atingir esse propósito. Isso é inspiracional e toca o coração dos pais!


A infraestrutura da escola pode fazer diferença....se bem apresentada!

A infraestrutura da instituição também é um dos pontos mais avaliados pelos pais. Dizemos que, se o banheiro de sua escola é um diferencial em limpeza, você tem que conseguir fazer os pais utilizá-los. E, se não estiverem com vontade, ofereça água, bastante água, para que o banheiro seja visitado a qualquer custo...


Brincadeiras à parte, o importante é conseguir fazer com que os pais vivenciem, em um curto intervalo de tempo, os espaços da escola. Sintam como se fossem crianças novamente e estivessem ali como alunos. Os pais projetam seus sentimentos na vida dos filhos, e isso tem que ser levado em conta.


Por outro lado, mostrar a estrutura física da escola como nos é apresentado um hotel ou uma casa que estamos querendo alugar não faz sentido algum... Sabe aquela conversa “aqui é a quadra de esportes”, “aqui são os laboratórios”? Não! Isso não funciona!


O passeio dos pais pela estrutura física da escola deve ser acompanhado por boas história reais e envolventes. Por exemplo: vai mostrar o laboratório? Explique o que é feito lá dentro, como os alunos interagem com a prática e assimilam melhor os conteúdos vistos em sala de aula ou conte a história de um experimento de sucesso que resultou em novas soluções.


Enfim, planeje antes o que vai falar em cada canto da escola.


Tecnologia e cultura digital

Esse negócio de tecnologia está na moda! Os pais, de uma forma geral, não sabem muito como elas são utilizadas e quais as vantagens no processo educacional. Portanto, não adianta apenas mostrar a tecnologia utilizada pela escola, seja uma sala de iPads, aplicativos, lousas digitais etc. Sua escola precisa mostrar como ela será importante no desenvolvimento do aluno, quais os resultados já obtidos e como é usada pelos professores.

Tecnologia por tecnologia não tem significado algum. Mesmo porque todas escolas falam que têm, mesmo não tendo!


O remédio, porém, pode virar veneno num piscar de olhos! Você pode encontrar pais mais tradicionais e que dirão: “minha filha vive no celular e no computador em casa, agora na escola também vais ser isso?” Esteja preparado para mostrar que a tecnologia na escola é usada apenas como ferramenta e não como fim ou como distração. Explique as precauções e regras que a escola utiliza nos momentos em que os alunos têm acesso a essas ferramentas.


Por que apresentar a metodologia de ensino para os pais?

A apresentação da metodologia de ensino para os pais é fundamental para mostrar que seu filho estará estudando em um local que pesquisou, estudou e planejou um caminho sólido para a formação de seus alunos - desde a escolha do material didático, da formulação dos planos de ensino, da preparação e construção das aulas, chegando até o dia a dia do aluno dentro da escola...


Mostre como a metodologia de ensino de sua escola leva em conta os aspectos humanísticos, o respeito às diferenças, as relações interpessoais e as habilidades socioemocionais, entre outros.


A qualidade do corpo docente

Frequentemente, os pais dos alunos que procuram por uma escola particular querem saber a respeito do grupo de professores, que forma a equipe de educadores. Os pais querem saber se os professores são bons, se são qualificados e se têm competências suficientes.


Mostrar o currículo de alguns professores e os resultados obtidos por alguns alunos pode fazer diferença, mas isso não basta. É praticamente impossível que os pais consigam avaliar a competência dos professores em uma visita pela escola (e, provavelmente, não conseguirão nem em muitas visitas!).


Por isso, os aspectos subjetivos são importantes. O que “parece ser” acaba elevado ao “lá é assim”! Ou seja, a sensação que os pais tiverem ao visitar as salas de aula com os professores e alunos interagindo, a recepção dos professores ao virem os pais, as rodinhas de conversa de alunos com o professor, entre outros aspectos, serão os ingredientes utilizados pelos pais na composição de sua opinião a respeito da “qualidade dos professores”.


A escola precisa preparar o corpo docente para que esses aspectos subjetivos sejam bem executados no momento em que pais visitam a escola. Na verdade, o ideal é que essas situações ocorressem em todos os momentos e não apenas quando pais visitam a escola. Mas isso é tema para outro texto...


Acompanhamento personalizado na escola particular transforma a percepção dos pais e conquista confiança!

Embora nenhum aluno seja igual ao outro, os pais se preocupam com o acompanhamento personalizado de seu filho. Mesmo que a mesma aula seja planejada para o grupo todo, os pais esperam que seu filho possa ser identificado por suas potencialidades e habilidades.



Em outras palavras, cada estudante possui personalidades e talentos diferentes, os quais podem ser observadas pelos professores, o que facilita a criação de propostas diferenciadas durante as aulas e as atividades. E mostrar para os pais que visitam a escola esse aspecto pode ser decisivo na hora da escolha!


Indicação de amigos: um importante aliado no atendimento

Quando você escolhe um dentista que foi indicado por um amigo seu, você vai mais seguro (e calmo!), não é verdade?


Isso ocorre da mesma forma, quando pais visitam a sua escola por indicação de outras pessoas que conhecem a instituição ou por pais que têm filhos estudando lá.


Logo no início do atendimento, pergunte se houve alguma indicação. Caso positivo, pergunte quem indicou. Essa informação vale ouro! Você pode estruturar toda a apresentação, usando como referencia a pessoa que indicou sua escola. Isso trará mais segurança aos pais, e eles perceberão mais autoridade naquilo que você está dizendo. Lembre: uma boa história vale mais que cem teorias!


O atendimento...ahhhhh o atendimento!

Por fim, vale ressaltar que o conjunto de critérios apresentados até o momento não basta! O atendimento, a simpatia e a empatia com os pais faz muita diferença no momento da matrícula ou da não-matrícula... Um bom atendimento move montanhas e diferencia sua escola dos concorrentes.



Veja o que diz a Disney em sua definição de concorrentes: “Concorrente é qualquer empresa, de qualquer área, que possua um atendimento melhor que o nosso.” Precisa dizer mais alguma coisa?


A questão do atendimento é tão complexa e importante, que vamos deixá-la para outro texto ou para um e-book.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe e continue nos acompanhando!



José Francisco (Chico) é palestrante, especialista em marketing educacional. Desde 1980, trabalhou em diversas áreas de escolas de Educação Básica até chegar ao Marketing. Há 22 anos trabalha no desenvolvimento de estratégias para Campanha de Matrículas. Em 2004 fundou a EMME, empresa especializada em Assessoria de Marketing Educacional.


Leve a EMME para sua escola!
O que você tem interesse em levar para sua escola?

Copyright © 2020 Portal EMME

  • Facebook
  • Instagram

EMME - MARKETING EDUCACIONAL